Marrocos
Ao oeste o mar Atlântico, ao norte o Mediterrâneo, praias fabulosas, quatro cadeias montanhosas com cascatas impresionantes . Cedros seculares, neves perpetuas, extensas planícies floridas com laranjeiras, rios bordeados pelo verde.
Desde o estreito do Gibraltar até Mauritánia, a natureza fez de Marrocos um dos países mais lindos do mundo. Visto
Não é preciso visto para o Marrocos. Só será necessário passaporte com validade. Diferença Horária
2 horas a menos que a França , e 3 horas a mais que o Brasil. Moeda
Dirham que não é convertível no mercado internacional. Os dirhams só se podem obter no Marrocos. Não se recebe comissão pelo câmbio e em todo o país. Nos hotéis e nos bancos, a cotização é a mesma. Pode-se retirar dinheiro em caixas eletrônicas. Cartões de crédito são amplamente aceitos em lojas e restaurantes. 1 US$ = 8,35 DIRHAMS em Maio de 2009. Idioma:
Além do árabe clássico fala-se tamazight (bereberé) no Rif, nos montes Atlas, e no Souss. A maior parte dos marroquinos falam francês, espanhol e inglês. Saúde
Não é exigido nenhum atestado de vacinação. Tome precauções contra as picadas de insetos e insolações. Se tem problemas intestinais leve o seu medicamento. Água:
Evite a água dos UEDES e a dos vendedores ambulantes. Aconselhamos sempre beber apenas água mineral engarrafada. As melhores águas sem gás são Sidi Harazem, Imouzzer e Sidi Ali. A melhor água com gás é Oulmés. Como telefonar do Marrocos para o Brasil:
00+55+0+cód.da operadora+cód.da cidade (sem o 0)+núm.do telefone. Cabines Telefônicas: funcionam com moedas ou cartões vendidos nos correios ou em algumas tabacarias. Eletricidade:
220 volts nos edificios mais novos, 110 nos antigos. Tomadas standaard. Feriados: Na vida civil segue-se o calendário gregoriano. A sexta-feira não é feriado. A administração e os serviços públicos adiam a reabertura do comercio na parte da tarde, para que os fiéis possam fazer suas orações. Ao ser 10 dias mais curto o calendário islâmico do que o gregoriano as datas das festas religiosas mudam todos os anos. As festas religiosas são: Aid el-Fitr marca o final do mês do Ramadão . Aid el-Kebir Festa do carneiro. Mulud Celebração do nascimento do profeta Maomé |
As compras: Passear pelos zocos é uma maravilhosa festa para os sentidos. E o prazer duplica, se toma por objetivo a escolha de um anel, uma bengala, um tapete, um par de babuchas (chinelos)...etc. Em todas as cidades achará lugares que vendem marroquinares, metais, bijuterias, artigos de madeira, cerâmica, bordados e cestaria. Pechinchar faz parte do convívio marroquino. Como telefonar do Brasil para o Marrocos:
00+212+cód. da cidade+núm. do telefone. Agadir....................8 Casablanca.............2 Fés..........................5 Marrakech..............4 Meknes...................5 Rabat.......................7 Tanger.....................9 Marrocos direto ......002 110 351 Religião
O islã é a religião oficial de Marrocos. No entanto, coexiste perfeitamente com outras religiões ( a prática destas religiões é garantida pela Constituição). Todos os dias há cinco rezas . Durante o mês de Ramadão os marroquinos jejuam. Neste período a vida quotidiana e os horários dos serviços públicos mudam.De todos os modos os não muçulmanos podem almoçar nos restaurantes, particularmente nos dos hotéis As festas nacionais:
1 de Janeiro: Ano novo 11 de Janeiro: Manifesto da independência 1 de Maio: Dia de trabalho 30 de Julho: Festa do trono 14 de Agosto: Festa da vasalagem no Uad Eddahab 20 de Agosto: Aniversário da Revolução do Rei e do Povo. 21 de Agosto: Festa da Juventude 6 de Novembro: Aniversário da Marcha Verde 18 de Novembro: Festa da Independência Clima: Litoral temperado. Interior quente. Média Anual Agadir ....................23º C Casablanca..............21º C Fés...........................19 ºC Marrakech................22º C Meknes.....................20º C Ourzazate..................18º C Rabat........................ 22º C Tanger.......................19º C |