1° Dia: Tiblisi
Chegada e traslado ao hotel. Pernoite.
2º Dia (Dom): Tiblisi • Signagui • Región de Kajetia • Tiblisi (C•A)
Café da manhã. Hoje conheça a parte mais fértil e pitoresca da Georgia, Kajetia, a região conhecida por sua viticultura, que se associa ao bom vinho e a amável hospitalidade. Aqui ao lado de um há vales férteis e serras com neve do Grande Cáucaso. Almoço tradicional georgiano nas casas locais para provar os autênticos sabores dos produtos frescos colhidos no jardim do anfitrião. Senta-se a mesa de um georgiano e aproveite uma deliciosa comida preparada com receitas familiares e recordações inesquecíveis que ficará na memória para sempre. Momento de se familiarizar com a vida dos verdadeiros georgianos. Em seguida, chegada a Cidade do Amor, Signagui. Passeio por uma pequena e linda cidade do Séc. XVIII, que impressionará por sua antiga muralha e pequenas casas de madeira, decoradas com suas varandas talhadas e arquitetura tradicional. Daqui há uma vista espetacular do Vale de Alazani e das montanhas do Grande Cáucaso. Mais tarde, visita a adega típica e degustação do vinho georgiano feito em jarras como a antiga tradição georgiana, preparado exatamente como era feito pelo camponês georgiano durante os séculos. O método de produção do vinho georgiano está inscrito na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Retorno a Tiblisi. Pernoite.
***No almoço com a família local o grupo se juntará com outros clientes que virão do Azerbaijão
***Se não tiver clientes vindo do Azerbaijão, neste dia haverá a visita a Tiblisi e no 3º dia a visita a Región de Kajetia.
3º Dia (Segunda): Tiblisi (C)
Café da manhã. Dia para conhecer a capital da Georgia, Tiblisi, com toda sua beleza, com suas ruas estreitas, casas coloridas, varandas talhadas, bairros antigos e excelentes mostras da arquitetura moderna. O tour a pé começa na Igreja de Meteji e tem a vista espetacular do centro histórico. Passeio pelas charmosas ruas estreitas e visita aos principais lugares de interesse da cidade. Depois aproveite a panorâmica da magnífica cidade antiga e passando pela antiga Fortaleza de Narikala, visita ao históricos Banhos de Azufre, de onde teve origem o nome da capital. Passeio pela Avenida de Rustaveli – a principal rua da cidade. Pernoite.
***A maior parte do passeio será feito a pé.
4º Dia (Terça): Tiblisi • Mtsjeta • Gori • Uplistsije • Gudauri (C•J)
Café da manhã. Partida para a antiga capital e centro religioso da Georgia, Mtskheta (3000 anos) e visita aos seus lugares históricos: o antigo Monastério Jvari (Séc. VI) e a impressionante Svetitsjoveli (Séc. XI), onde está enterrada a Túnica de Cristo. Ambas as construções são declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Em seguida visita a cidade de Uplistsije (1.000 anos a. C), que já foi a parte mais importante da famosa Rota da Seda. A vista a este local é uma viagem ao passado. Continuação para Gori, onde será feita uma parada para fotos ao redor do Museu de Joseph Stalin. Depois partida para o norte, pela Estrada Militar da Georgia, podendo apreciar a espetacular paisagem das magníficas montanhas do Cáucaso. Chegada a Gudauri, a famosa estação de esqui a 2000-2200 metro acima do nível do mar. Jantar e pernoite.
***Durante o passeio em Uplistsije a caminhada é sobre solo de pedra, com passagem por pequenas encostas, escadas de subida e descida e travessia por um pequeno túnel. É recomendado levar protetor solar, boné e sapatos fechados.
5º Dia (Quarta): Gudauri • Stepantsminda • Tiblisi (C)
Café da manhã. Após o café da manhã passeio de carro até Kazbegui – a principal cidade da Região. A partir de Kazbegui caminhada a pé de 1hora e 30 minutos (total de 3 horas) subindo através de vales e bosques até Guergueti, a igreja da Trindade, localizada a 2170m acima do nível do mar. Se a condição meteorológica permitir, é possível ver um dos maiores glaciares do Cáucaso – Mt Kazbegui (5047m). Retorno a pé até Kazbegui. Na volta a Tiblisi, passagem pelo complexo arquitetônico de Ananuri e pelo depósito de água de Jinvaly. Pernoite.
*Em Kazbegui é possível alugar um carro (4X4) para subida até a Igreja da Trindade.
6° Dia: Tiblisi • Sadajlo -fronteira- • Dilijan • Sevan • Yerevan (C)
Café da manhã. Partida para a fronteira com a Armênia. Encontro na fronteira Sadajlo por volta das 10h. Troca de veículo. Continuação para o Monastério de Haghpat (976 a.C.). O maior complexo monástico da Armênia Medieval está inscrito na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Saída para Dilijan (a pequena Suíça da Armênia), um dos mais famosos centros turísticos da Armênia. Encontra-se basicamente no bosque, rodeado pelo Parque Nacional de Dilijan, que há uma rica biodiversidade, numerosos mananciais minerais, assim como monumentos naturais e culturais. Em seguida, Lago Sevan, um dos maiores lagos alpino-montanhosos de água doce do mundo. Chegada a Yerevan. Pernoite.
7° Dia: Yerevan (C)
Café da manhã. Tour pela cidade, fundada no ano de 782 a.C., sendo assim uma das cidades mais antigas do mundo. Durante o passeio, veja a Praça da República que foi planejada pelo estilo tradicional da arquitetura armênia e inclui a Cada de Governo, o Ministério de Assuntos Exteriores, o Correio Central, a Galeria de Arte Nacional. Junto com os monumentos principais da capital, veja também a “Estátua do Gato” do famoso escultor Fernando Botero, localizada no museu ao ar livre e centro de arte moderna Cafesjian em Cascata. Suba a Cascata para apreciar a vista panorâmica de Yerevan, assim como a vista da Casa de Opera, o Parque de Victoria com a estátua da Mãe da Armênia. Partida para Ashratak, que significa torre em armênio. Capital administrativa da região de Aragatsotn, possui muitas igrejas antigas, interessantes museus e complexos de restaurantes, hotéis e cassinos. Visita da igreja Karmravor. Saída para o monastério Sagmosavank ou monastério de salmos, fundado no Séc. XVIII, situado no cânion de Qasagh. Visita ao Parque de Alfabeto que foi construído em 2005 pelos 1600 anos da criação do alfabeto armênio. O monumento consta de 39 esculturas das letras armênias. Oportunidade de tirar foto com a letra que corresponde ao seu nome. Retorno a Yerevan. Pernoite.