Uzbequistão é o coração monumental da Rota da Seda.
|
Tashkent
Capital e principal acesso ao país, apresenta uma parte antiga pouco conhecida, com vielas arrevesadas, e um bazar cujos postos vendem hortaliças, carnes, punhais e roupas tradicionais. Merecem uma visita, os museus de História e de Belas Artes; O Mausoléu de Yunus Khan, pai de Babur, o fundador do império Mongol na Índia; O complexo religioso de Khazrat-inImam, com o Corão supostamente mais antigo do mundo, do século VII.
Samarcanda É a cidade da Ásia Central que mais fascinação causou ao longo dos séculos. Foi conquistada por Alexandre o Grande, admirada por Marco Pólo e foi a capital do Império do Tamerlão , também conhecido como o “Grande Timur” que a converteu na capital do seu vasto império e no centro do universo. Na época, os arquitetos e artistas de toda a Ásia foram levados para esta cidade que criaram um estilo arquitetônico que se estendeu por toda a região. Para ver espetáculos deste tipo vale a pena de viajar miles de quilomêtros.
Shahrisabz Pode ser o local de nascimento de um Timur, que certamente amava a cidade. A decorou com charmosas construções, como o Palácio Branco ou Ak-Saray, que demorou mais de vinte anos para ficar pronto. O que restou foi uma impressionante porta de 40 m de altura.Também é notável a mesquita Kok-Gumbaz, levantada por Ulug Beg, sucessor de Timur. A coroa é uma inconfundível cúpula azul.Torna-se obrigatória a visita aos mausoléus familiares de ambos governantes. Em um deles repousam dois filhos de Timur. Existe, assim mesmo, uma cripta que, supostamente, deveria abrigar o último repouso do grande conquistador.Com poucos alojamentos e a menos de 100 km de Samarcanda, Shahrisabz costuma-se visitar em uma escapada de um dia.
Khiva (Jiva) Também conta com um conjunto monumental fantástico. Dentro da cidadela –Ichan Kala- cada edifício é um monumento e todos são belissímos.
Bukhara: Esta cidade atingiu ao seu máximo esplendor nos séculos IX e X que foi a capital das persas samanidas com uma população de 300.000 habitantes. Foi conquistada pelo Gêngis Khan em 1220. A cidade rivalizava-se com Bagdad e ,na época, era um centro de cultura desde Al–Andalus até Iêmen. A pessoa mais notável deste periodo foi Husain Ibn Abdulá Ibn Sina, conhecido no Occidente como Avicena; é um dos grandes pensadores e estudiosos da medicina e da História, considerado como o descobridor do momentum. Embora Samarcanda se considere como a cidade de charme do passado, muitos viajantes opinam que Bukhara a supera em termos de beleza arquitetônica.
Outras visitas Termiz: Faz fronteira com o Afeganistão, esta cidade possui um magnífico Museu Arqueológico. Também vale a pena conhecer os restos dos monastérios budistas, como o próximo Fayoz Tepe, do século III. Nurata: Com restis de uma fortaleza de Alejandro Magno e petroglifos, a cidade tem fama por seus bordados de seda sobre algodão. Nurata é uma boa base para percorrer qw montanhas homônimas. Passa-se a noite em acampamentos próximos de yurtas (tendas de pastores), de onde partem excursionistas a pé, em camelo, a cavalo .. Urgench: É o acesso natural a Jiva. Seus arredores são conhecidos como o Anel de ouro da região de Kharazam. Esconde os restos de dezenas de fortalezas, observatórios astronômicos, templos, recintos funerários zoroastrianos... alguns são do século IV a.C.
Mar de Aral É um exemplo de como a ação humana pode devastar a natureza. A causa foi o consumo indiscriminado do caudal dos rios, desviado para irrigar os campos de algodão, que acabou com a aportação fluvial ao mar. O Aral secou, sua superfície retrocedeu até quase desaparecer, deixando grande parte do leito seco, as populações, abandonadas, e o principal porto pesqueiro, Moynaq, a muitos quilômetros das margens atuais. E todo sucedeu em apenas quarenta anos. A principal população atual da área é Nukus, com um museu de arte.
|
|
Informações Gerais População: 25 milhões
Superficie: 447.800 km² Densidade da população: 50 per km² Capital: Tashkent Moeda Nacional: Sum Uzbeque US$ 1 = 1180 Sum. US$ e
Euros são moedas mais comunmente usadas no turismo e trocadas nos bancos fácilmente. Cartões de crédito VISA, Master Card são aceites na maioria dos bancos, hotéis, supermercados, e restaurantes.
Código de telefone: 998 (Tashkent 371(2), Samarkand 366(2), Bukhara 365(22), Khiva 36237, Urghench 36222.
Diferença horaria: GMT +5
Língua oficial: Uzbeq . Faladas também russo, tajik, kara kalpak e inglés que está virando popular entre os jovens.
Religião: 88% Islã , 9% cristã, 3% outras.
Temporadas turísticas: Março, Abril, Maio, Agosto, Setembro e Outubro.
Grupos etnicos: 80% Uzbeques, 5% Tajiks, 5% russos, 7% outros.
Vistos:
Os brasileiros precisam de visto para entrar no Uzbequistão. O trámite é feito atraves do nosso representante local em Tashkent. A solicitação de visto tem que ser feito no mínimo um mês antes do início da sua viagem para este país.
Horarios de trabalho: Bancos: 09:00 – 16:00 Correios: 09:00 – 18:00 Supermercados: 10:00 – 18:00 Comércio: 09:00 – 18:00
Electricidade: 220V
Costumes locais: Uzbequistão é um país de tradição muçulmana pelo que para entrar em uma mesquita, deve tirar o calçado e vestir roupas que cubra o máximo possível o seu corpo, (logo não poderá entrar usando shorts, mini-saia, vestidos ou camisas de alças, etc.). Em certos locais de oração, pode ser pedido às mulheres para cobrirem a cabeça com lenço. Se fizer compras nas lojas de souvenirs, deverá regatear o preço, lembrando que geralmente pode conseguir descontos até 20%.
Gorjeta: Costuma-se dar gorjeta se for bem servido.
Dias feriados: 1 de Janeiro: Ano Novo 8 de Março: Dia Internacional da Mulher 21 de Março: Navruz 9 de Maio: Dia Memorial 1 de Setembro: Dia de independência 1 de Outbro: Dia de profissor 8 de Dezembro: Dia da Constituição
|