Capital do cantão. É uma elegante cidade com aspecto medieval, renascentista e barroca localizada no extremo ocidental do lago dos Quatro Cantões em um cenário montanhoso de incomparável beleza. O Kapellbrücke (Ponte da Capela) é uma ponte de madeira coberta e ao longo de sua cobertura se apresentam 112 pinturas de Heinrich Wägmann que relatam a história da cidade.
Cantão de Ticino
Bellinzona
Em pleno Ticino é o ponto de encontro dos caminhos do San Gotardo, Lukmanierpass e San Bernardino, sendo passagem obrigatória entre norte e sul. Conserva em sua parte antiga cantos muito pitorescos e três castelos que a dominam dando-lhe um aspecto imponente.
Locarno
Antiga cidade situado no Lago Maior. A Zona antiga se alcança subindo até o Monastério de Santa Catarina. Destaca o Convento dos Santos Rocco e Sebastiano (século XVII), a Igreja dell´Asunta e a de Santa Maria in Selva.
Ascona
Antigo povoado de pescadores situado no Lago Maior. Conserva muito bem sua zona antiga com pequenas praças e ruelas. Durante o verão é um lugar muito solicitado e tem muitas lojas exclusivas e galerias de Arte.
Lugano
Elegante cidade. A mais importante e popular do Cantão. Destaca a Piazza della Riforma, o Palazzo Civico e a Via Canova com os elegantes Palácios Rivay Albertolli. É muito interessante conhecer o Museu Cantonais d´Arte.
Cantão de Berna
Berna
A Capital Nacional. Seu símbolo é um Urso (Bär em alemão). Fundada em finais do século XII oferece um amplo conjunto de fontes, pórticos e praças com flores e bandeiras. A zona antiga destaca a Bahnhofplatz (coração do tráfego urbano), a Hauptbahnhof (a Grande Estação central) e a Heiliggeistkirche (Igreja do Espírito Santo) de estilo barroco.
Interlaken
Pequena cidade do Oberland bernés deve seu nome o qual é o ponto de união entre os Lagos de Thun e Brienz. É uma localidade de descanso com fama internacional e um ponto excelente para subir ao maciço da Jungfrau com várias estações de esqui.
Cantão de Friburgo
Friburgo
A torre da catedral de San Nicolás domina a zona antiga desta privilegiada população. Fechadas telas de belas casas góticas e um cinturão de fortificações com 14 torres cravadas na fronteira com a Alemanha, fazem dela a cidade mais pitoresca do país.
Gruyeres
Pequeno povoado fortificado aos pés do Moleson. Conserva um encantador aspecto medieval. Rodeado de muralhas e torres. Entre seus variados edifícios artísticos destaca a Igreja de St Theodul (século XIII)
Cantão de Basiléia
Basiléia
Capital do cantão. É a segunda cidade da Suíça após Zurique. Situada próxima das fronteiras da Alemanha e França e localizada em um ângulo junto ao Rin se divide em duas partes: Grande Basiléia (Gross Basel) e a Pequena Basiléia (Kleinbasel). Em Gross Basel destaca o Rathaus (Prefeitura) com seu relógio do século XVI, o mercado Markplatz e o Stadhaus elegante palácio de estilo Luís XVI.