Egito, destino obrigatório para todo grande viajante que quer guardar em sua bagagem particular, é um dos países mais sonhados. 5000 anos de história nos esperam para nos mostrar seus mais fascinantes tesouros. Imprescindível viagem para o conhecimento do Mundo Antigo, que perdurará para sempre em nossa mente como uma inesquecível recordação.
A grande metrópole que representa o Cairo, atual capital do Egito, a cidade mais populosa do continente africano com seus 18 milhões de habitantes, nos permite, como primeiro ponto de aproximação do Mundo Antigo, conhecer as impressionantes Pirâmides do planalto de Gizé, protegidas pela espetacular Esfinge, com corpo de leão e cabeça humana, a semelhança do faraó, que nos dão boas vindas a este maravilhoso e milenário país.
O Cairo
Foi nomeada a capital do império em Menfis. Podemos hoje em dia desfrutar de uma das 7 maravilhas do mundo antigo. As Pirâmides de Gizé.
Na esplanada de Gizé se ergue o mais universal dos complexos funerários: As Pirâmides. A maior, a Pirâmide de Quéops, foi construída com seis milhões de toneladas de pedra. A Pirâmide de Quéfren nos dá a melhor imagem do império mortuário do Império Antigo. A Pirâmide de Miquerinos é a menor do trio de Gizé e a última grande pirâmide desta época. E por ultimo a Esfinge, a maior entre muitas localizadas no Vale do Nilo, sendo a única na necrópole de Gizé. Esculpida seu rosto a imagem do faraó e com corpo de leão. A necrópole de Sacara, com a Pirâmide Escalonada do rei Zoser e algumas das mais bonitas mastabas no complexo funerário. O Museu de Antiguidades, que logo se trasladará a uma nova localização fora do centro da cidade, nos deslumbra com os tesouros faraônicos e especialmente com o de Tutancâmon. No bairro copto do Cairo se encontram igrejas tão antigas como a de São Sergio, do século IV. Os monumentos islâmicos e mesquitas do Cairo têm um destaque extraordinário: Mesquita de Alabastro situada na Cidadela, Mesquitas do Sultão Hassan e de Ibn Tulun, assim como o Museu de Arte Islâmico. O bazar de Khan el Khalili é um dos mercado orientais mais animados e oferece em sua grande variedade de tendas desde o mais típico até o mais valioso e original em metais e pedras preciosas; em seus cafés, onde se pode fumar uma sisa, a animação dura até altas horas da noite.
Alexandria
Segunda cidade do Egito e um dos portos mais importantes do Mediterrâneo. Célebre por seu Farol de mais de 140 m de altura, considerado como a 7ª maravilha da antiguidade, catacumbas, coluna de Pompeio, Museu Greco-Romano e a Biblioteca.
Luxor
Luxor foi a capital do Império Novo. O complexo de Amón-Rá em Karnak constitui o monumento egípcio mais importante do Egito. Karnak, com sua grandiosa Sala Hipóstila, com 134 colunas de 10m de circunferência, pilões, obeliscos e templos menores dão acesso ao grande Lago Sagrado.Templo de Luxor foi construído por Amenhotep III e Ramsés II e ambos estavam unidos na antiguidade pela avenida das esfinges. Na costa oeste se encontra a Necrópole de Tebas com: O Vale dos Reis, Vale dos Nobres, o templo da Rainha Hatshepsut, templo de Medinat Habu e os Colossos de Memnon.
Dendera
O Templo de Dendera, dedicado à deusa Hathor, deusa do Amor e da Felicidade.
Foi construído no final do período Ptolomeu. O conjunto abrange o Grande Templo de Hathor, o Minimisi, o Lago Sagrado, o pequeno Templo de Isis e a Igreja Copta.
Edfu
A cidade de Edfu está situada a 115 km de Luxor. Nela se encontra o templo de Horus, o segundo maior e o mais bem conservado do Egito. Seus muros cobertos de inscrições são uma interminável fonte de informação para os especialistas em egiptologia.
Kom Ombo
Situada a 55 km de Aswan. Em Kom Ombo se encontra o templo ptolomaico dedicado aos deuses Haroeris e Sobek. Em seu interior se guardavam numerosas múmias de crocodilos e se podem ver hieróglifos muito bem conservados, entre eles uma perfeita descrição dos utensílios de medicina e um nilômetro.
Assuão
A bela e romântica cidade de Assuão é a porta de entrada para o deserto e ao país de Núbia. Com a magnífica vista sobre as verdes margens do Nilo e o amarelo dourado das areias do deserto, um espetáculo para os olhos. Estilizadas faluas sulcando as tranqüilas águas do Nilo. Assuão esconde uma das maravilhas desse país, “a Jóia do Nilo” como era conhecido na antiguidade o Templo de Philae, situado na Ilha do Lago e dedicado a deusa Isis.
Abu Simbel
A 280 km ao sul de Assuão, nos encontramos com o majestoso Templo de Ramsés II e o menor dedicado a sua esposa Nefertari. Ambos os templos foram salvos das águas da Represa do lago Nasser em sua construção pela UNESCO e trasladados ao lugar em que atualmente se encontram.
Formato da excursão:
De avião: o tempo total de duração desta visita desde o momento da aterrissagem em Abu Simbel é de no máximo 2 horas, sendo o traslado desde o aeroporto de ônibus regulares propriedades da Companhia Egyptair (único possível).
Uma vez nos Templos, o guia dará a explicação fora dos monumentos, e os clientes entram a sós aos mesmos. Medida aplicada pelas autoridades para evitar aglomerações e danos aos relevos dos templos.
Luz e Som em Abul Simbel: Este espetáculo está incluído em todos os programas que incluam cruzeiro pelo Lago Nasser. O espetáculo está sujeito a um mínimo de pessoas assistindo, não só de uma determinada agência, destinada ao conjunto de visitantes, ficando sempre a reconfirmação final por parte da companhia organizadora do espetáculo.
Sinai
Mosteiro de Santa Catarina está situado ao pé da montanha onde se afirma que Moisés recebeu as Tábuas da Lei. Construído no séc. VI, seus grandes muros preservaram suas construções e tesouros. Sua igreja, a Lebrería, sua impressionante capela-ossuário e a coleção de ícones.
Hurghada
Hurghada se encontra a 300 km de Luxor, situada sobre a costa do Mar Vermelho, devido a sua grande qualidade e sua ampla gama de modernos complexos hoteleiros, resorts e hotéis onde podem ser desenvolvidas várias atividades, como snorkel, esportes aquáticos e safáris pelo deserto, combinando os jeeps com passeios de camelo.
Sharm El Sheikh
Está situado na península de Sinai, este internacionalmente conhecido enclave que nos oferece a possibilidade de praticar mergulho ou snorkling em um dos lugares mais atrativos do mundo, com os melhores fundos marinhos para os amantes do mundo submarino. Uma maravilha natural que lhe surpreenderá. Outro atrativo é o Mosteiro de Santa Catarina aos pés do Monte Sinai.
É importante saber:
Moeda
A Libra Egípcia é a moeda oficial no Egito. Divide-se em 100 piastras. Equivalente a 1€. = 8 Libras Egípcias aprox.
É interessante ir cambiando à medida que se vá necessitando. Recordamos que no Egito só existe o cambio oficial, e ao fazer seu câmbio em alguma entidade bancária, deve-se guardar o recibo em caso de necessidade de voltar a converter para sua moeda, na hora de seu regresso. O Euro pode ser trocado em todos os bancos.
Documentação
Necessário passaporte com validade mínima de 6 meses e visto obrigatório para cidadãos brasileiros.
Comprovante de vacinação contra febre amarela.