Informações sobre a Turquia
Turquia, país ponte entre a Europa e a Ásia, é a sua entrada para o exotismo do Oriente. País romântico de grande beleza natural oferece encantos de grandes montanhas, florestas e costas que fascinaram os antigos, e que decerto o irão também fascinar.
O rico passado histórico o levará a descobrir em cada canto da Turquia, testemunho de um passado distante, de grandes civilizações como os Hititas, Gregos, Romanos, Frígios, Persas... É um país de lembranças e tradições, de locais simples e sagrados: mosteiros, mesquitas, igrejas, túmulos de santos, heróis, poetas, fortalezas, palácios, onde as religiões viveram em conjunto sem discriminações. Contraste visual entre as espantosas extensões desérticas da Capadócia e os jardins luxuriantes da costa turca. Contraste econômico entre a vitalidade comercial de Istambul e as fortes raízes rurais de pequenas aldeias típicas. Este país que tão bem sabe misturar os gêneros, proporciona ao viajante um prazer raro, o de cada dia encontrar uma nova surpresa. A esta herança histórica e cultural associa-se a hospitalidade lendária, simpática, e a sensibilidade do povo Turco. Bem Vindo à Turquia! Ou como se diz em turco: Hosgeldiniz!
Moeda: TL (Türk Lirasi - Lira Turca) Pode-se sair do país com todo tipo de souvenirs, mas atenção às mercadorias mais valiosas, como por exemplo, os tapetes. Para evitar problemas com as autoridades deve-se ter os comprovantes de compra. Para os objetos de artes preciosos; é obrigatório apresentar uma fatura aos serviços de alfândega que por sua vez são obrigados lhes pedir um certificado especial da Direção dos Museus. (a exportação de antiguidades é proibida).
Deve guardar igualmente todos os recibos de câmbio que lhe permitirão provar a origem dos fundos que serviram para pagar as suas recordações.
Para evitar problemas, poderá pagar com cartão de crédito ou com divisas. Todas as formas de pagamentos são aceitas junto dos numerosos comerciantes, nos hotéis e nos restaurantes de boa categoria. O cartão Visa é o mais divulgado.
Visto:
Embaixada da Turquia em Brasília
Embaixada do Brasil na Turquia
Diferença horária
Horários públicos Clima Turquia se insere no âmbito do clima temperado quente mediterrânico. O seu clima é caracterizado por importantes diferenças entre as costas e zonas interiores. Sobre a planaltos têm um clima típico de deserto frio, como na planície de Konya. Nas zonas costeiras, no entanto, existem climas temperado quente ou temperado frio típicos da zona mediterrânica. Existem três zonas climáticas: o mediterrâneo, o continental e o do Mar Negro. O Mediterrâneo, com verões quentes e invernos suaves (média Janeiro 10°C), inclui as áreas costeiras do oeste e sul da Turquia, em alguns pontos, no sul, as temperaturas médias são muito elevadas no verão (em Adana, 28°C em julho). A precipitação é relativamente abundante, em média 500-700 milímetros anuais, e recai principalmente no outono e inverno. O Planalto Anatólico tem um clima continental, o inverno é severo com a neve e o gelo e alcançando temperaturas -20°C, onde há apenas chuvas nos meses de inverno, relativamente fracos (500 mm mas inferior a 300 na planície de Konya). O verão é quente e seco com temperaturas cerca de 30°C a 40°C e costuma haver grandes diferenças de temperatura entre dia e noite; no leste da Anatólia este clima é cada vez mais extremo. Na costa do Mar Negro, o clima é ameno, caracterizado por uma boa precipitação (com picos de 2.000 mm e acima), distribuídos regularmente durante o ano; as temperaturas médias são, contudo, consideravelmente mais baixos do que em outras zonas marítimas do país, isto é devido aos verões excessivamente quentes, e aos invernos muito frios (média de janeiro 6°C). Istambul tem invernos frios e úmidos, frequentemente nevado, os meses de inverno a partir de Novembro a Fevereiro são aqueles com maior pluviosidade. Na primavera as temperaturas oscilam entre 12°C e 21°C. Os verões são leves, relativamente secos, com uma temperatura média entre Junho e Setembro de 26°C, com máxima de cerca de 28°C e mínimas em torno de 18°C. Istambul tende a ser uma cidade ventosa. Primavera, verão e outono são as melhores épocas para visitar Istambul. Na costa do mar Egeu e nas costas mediterrânicas nesses períodos o clima é quente, e agradável. |
País de tradição mulçumana, mas laico, a Turquia não possui legislação específica sobre o consumo de álcool. No entanto, é de bom tom abster-se de beber em público durante o período do Ramadão, em especial nas cidades pequenas ou nas aldeias, onde as prescrições do Corão são ainda muito respeitadas. Estes mesmos turcos não apreciam ser fotografados, igualmente por razões de ordem religiosa.
Portanto, para fotografar alguém deverá previamente, pedir licença. Para entrar numa mesquita, deve tirar o calçado e vestir roupas que cubra o máximo possível do seu corpo, (logo não poderá entrar usando shorts, mini-saia, vestidos ou camisas de alças, etc.). Em certos locais de oração, pode ser pedido às mulheres para cobrirem a cabeça com lenço. Se fizer compras nas lojas de recordações, deverá regatear o preço, obedecendo assim a uma regra elementar de cortesia. Deve aceitar as regras e não recusar um chá natural ou de maçã que lhes oferecerem. Evite regatear um preço se não tiver a intenção de comprar. Não deve faltar à palavra uma vez acertado o preço. Gastronomia A cozinha turca, rica e variada, é considerada como uma das melhores do mundo. Geralmente as refeições iniciam-se com uma salada de tomate, pepino, pimentão e cebola. Segue-se uma sopa, as vezes condimentada, (tarhana) creme de lentilhas, almôndegas de carne, ovos com tomate, queijo, e pimentão (menemen), sopas de iogurte e de hortelã (yayla).
A berinjela, legume-rei na Turquia, vai revelar as suas infinitas possibilidades: em purê, servida quente (hunkar begendi), frita e acompanhada de iogurte (patlican tava), em salada depois de grelhada e pelada (patlican salata), com carne (patlican kebab), recheada e servida quente (karniyarik) e com recheio de cebola e tomate (imam bayildi)... O prato principal é muitas vezes de peixe ou de cordeiro acompanhado de legumes frescos. O kebab, espetada de carne grelhada, é um prato típico por excelência da Turquia. O kebab mais reputado é o Sis kebab, servido com arroz(pilav).
Algumas Sugestões de Bebidas |