Próxima da margem direita do rio Tigre encontra-se Diyarbakir com impotente muralha de basalto, com um comprimento de 5,5 km, e que circunda a cidade antiga.
Com seu nome antigo, a cidade de Amida foi anexada ao império romano em 115 e fortificada pelos Bizantinos mais tarde não pôde resistir ao cerco dos Árabes em 638. Passou para as mãos dos Mongóis e foi incorporada no Império Otomano no reinado de Selim I. As muralhas da cidadela, em perfeito estado de conservação, constituem uma importante obra da arquitetura militar bizantina, árabe e turca. Hoje em dia é uma cidade essencialmente curda, muito animada. O monumento mais interessante é a Grande Mesquita (Ulu Cami), de uma arquitetura original onde foram reempregues numerosos vestígios romanos.
Urfa
No século XIV a. C., foi a capital de um dos estados Hurritas, povo que impôs seu domínio na Mesopotâmia, Síria e Ásia Menor. Sucesivamente os Hititas e os Assírios se apoderaram da cidade.
No século XI a cidade foi tomada pelos Seljúcidas, e foi incorporada no Império Otomano por Murat IV, abrindo assim as portas da Síria. A cidade é famosa pela sua lagoa de carpas que curam varias doenças de pele. O nome da cidade menciona-se na Biblia também. O Abraão ficou aqui antes de sua migração para Canaã. Na proximidade encontra-se a Madrasa de Abdurhaman do século XVII.
Harã
Harã é a antiga Charran da Gênese, lugar onde Abraão viveu com a sua família. De antigo interesse estratégico, a antiga Caeehes situava-se no caminho de Nínive a Karkemish. Sucessivamente dominada pelos Hititas e pelos Assírios, ela foi dotadas de fortificações. Era também um centro religioso, um dos santuários do deus-lua Sine, um dos deuses do Panteão Assírio-Babilónico. Os seus templos eram adornados com decorações em lápis-lázuli e em prata. O seu culto prolongou-se até meados do século VI d. C. Situada sobre a linha de fronteira entre o Oriente e o Ocidente, ela esteve no centro de longas guerras romano-partos. A armada romana ali foi esmagada em 53 a. C. e o seu chefe Marcos Licínio Crasso, assassinado. Para evidenciar o fato de que ele era ávido de riqueza, derramaram-lhe ouro derretido na boca. O imperador Caracala foi ali igualmente assassinado depois de ter sacrificado no templo do deus Sin. Este foi destruído por Teodócio. Tomada pelos Árabes que repeliam as Cruzadas, ela foi destruída em 1260 pelos Mongóis. Para além das ruínas do castelo e da Grande Mesquita do Califa Marwan II que fez de Harran a sua resistência favorita, o interesse desta aldeia reside nas suas casas em adobe. Os seus tetos em forma de cone foram concebidos para atenuar os efeitos abrasadores do sol.
Nemrut Dagi (Monte Nemrut)
Entre os montes Tauros e o rio Eufrates estendia-se o Império Comagene. Neste lugar onde atualmente se encontra o Monte Nemrud ( 2260m de altitude) o rei Antíoco instaurou um culto à sua própria pessoa Por volta de 60 a. C., ele criou um santuário funerário que o imortalizou, sobre o mais alto ponto do seu reinado. Fez erguer uma estátua colossal dele próprio ao lado da dos deuses mitológicos como Zeus, Apolo e Hércules. Quando ele morreu foi enterrado neste lugar e o túmulo dele foi coberto com montes de pequenas pedras que ainda não foi descoberto. . O pôr-do-sol sobre Nemrut Dagi é um espetáculo de rara beleza.
A Panfília
A Panfília estendia-se outrora por um perímetro indo de Este a Oeste de Alanya a Olympus e do Norte ao Sul das montanhas de Tauros ao Mediterrâneo. Ali se encontra uma flora abundante de loureiros, oliveiras assim como pinheiros e cedros utilizados na construção de barcos.
Antalya
Considerada como a cidade mais importante da costa mediterrânea, é antes de mais uma estação balneária dotada um magnífico porto. À beira da água, as casas antigas do bairro dos pescadores foram restauradas e a cidade recebeu premio da Maçã de Ouro em 1984, concedido pela Federação Mundial do Turismo constituída por jornalistas. Em torno das falésias que envolvem Antalya, erguem-se as muralhas da cidade antiga, construída pelos gregos. A cidade antiga cheia de charme, de belas casas otomanas, anicha-se no coração destas falésias e desce até o pequeno porto recentemente reparado.
Só resta uma parte da porta de Adriano, feita em mármore branco, provavelmente em honra de uma visita que o imperador romano fez à cidade em 130 d. C.. Foi no início do século XIII que o sultão seljúcida Alaaddin Keykubad fez construir o Minarete Yivli, que tornou um dos monumentos mais conhecidos da cidade e verdadeira jóia da arte seljúcida. O Museu Arqueológico e Etnográfico é conhecido como terceiro maior museu da Turquia.
As coleções que ali se expõem provêm de diferentes locais da Panfília e da Lycia, encontrando-se em numerosas salas: antiguidade clássica, esculturas, pequenas antiguidades, escultura romana, mosaicos e ícones, numismática, objetos de arte seljúcida, otomana e etnografia.
Endereços em Antalya
Clube 29: Yat Limani. Tel.241-6260
Villa Bellis: Yat Limani Yolu. Tel.243-2751.
Kral Sofrasi: Yat Limani. Tel 242-6736
Alara: Lara Cad. Lara Otel Karsisi. Tel. 349-3887
Keptur: Kepez Mevkii. Tel. 332-3200
Villa Restaurant: Eski Lara Cad. Tel. 323-2388
Develiler: Konyaalti Cad. Tel. 241-1275
Hisar Restaurant: Cumhuriyet Meydani Heykel. Tel. 241-2198
Ahtapot: Yat Limani. Tel.241-0900
La Tratoria: Isiklar Cad.Tel. 243-3931
Bares
MR. Whites: Kaleici Yatlimani. Tel. 241-2775
Cece: Kaleici Yatlimani. Tel.242-3963
Kale Bar: Kaleci Turkevi Otelleri. Tel.248-6591
Karpic: Barlar Sok. Cumhuriyet Cad. Tel. 242-5662
Clube 29: Yat Limani. Tel. 241-6260
Dut Bar: Yat Limani Yolu. Tel. 243-2751
59 Yolu: Balar Cad. Cumhuriet Cad. Tel. 241-5320.
Compras
Roupas:
Papila Tekstil: Altinova Sinan Mah. Nº70. Tel. 340-1230
Kayalar Tekstil: Serbest Bolge. Tel. 259-0093
Peles:
Cimtur Airport: Havaalani Girisi. Tel. 330-3415
Punto Deri: Gazi Bul. Orm. Fid. Karsisi. Tel.321-7309
Jóias:
Aspendos J.C: Aspendos Serik. Tel. 735-7250
Sun Nazar: Serbest Bolge. Tel. 229-1860
Gold City: Serbest Bolge. Tel. 229-0670
Tapetes:
Lapis: Serbest Bolge. Tel. 229-1860
Bazar 54: Aspendos Serik. Tel. 735-7281
Posto de Informação Turística
Kaleiçi: Tel.(241) 247-0541/ 242-1833
Hospitais
Hospital de Antalya: Soguksu Caddesi. Tel.(242) 241-2010
Hospital da Faculdade de Medicina: Tip Fakültesi Hastanesi, Kepez Mahallesi. Tel.(242) 227-4343
Fundação de Saúde Mediterrânica: Ali Cetinkaya Caddesi nº 17. Tel. (242) 247-9000
Cachoeiras de Duden, Karpuzkaldiran e Kursunlu
Situada a alguns quilômetros de Antalya, estas cascatas partem do cume do Monte Taurus para desaguar no mar. A de Duden é a mais importante, e divide-se em duas: Yukari e Asagi.
Cachoeiras de Manavgat
Próximo de Side, Manavgat é conhecida pelas suas cascatas (selale), próximo das quais são servidas trutas e frangos assados em charmosos restaurantes sob pinheiros. Um pouco distante, nas montanhas e nos pinhas, encontram-se os vestígios da antiga Selêucia da Panfília.
Alanya
É uma das mais bonitas cidades da costa sul. As fortificações magníficas e o elegante arsenal, construídos pelo soberano seljúcida Alaaddin Keykubad, o mercado coberto e a mesquita, assim como a beleza natural do local contribuem para o seu charme incomparável. Os seus numerosos cafés, os seus pequenos restaurantes e os seus belos jardins ingleses fazem dela um agradável local de estadia.
Side
Antigo mercado de escravos, este local está instalado no meio de plantações de bananeiras, laranjeiras e rodeada de duas belas praias de areias finas.
Com o mar em último plano, o teatro romano do século II d. C., é o edifício mais impressionante e o mais imponente entre as ruínas do local. As termas do século V foram restauradas e convertidas em museu.
Perge
Uma crença antiga revela que os habitantes de Perge pensaram que a sua cidade tinha sido fundada pelos heróis da guerra de Tróia. Somente com a chegada de Alexandre o Grande é que esta se tornou uma importante cidade fortificada, célebre por toda a Panfília graças só seu santuário de Ártemis. Sob o domínio romano, Perge cobriu-se de belos monumentos entre os quais o teatro de 15000 pessoas, o estádio do século II d. C., o caminho de pórticos.
Numerosas estátuas encontram-se conservadas no museu arqueológico de Antalya. São Paulo residiu em Perge quando da sua primeira missão na Ásia.
Aspendos
Única cidade, tal como Perge, a cunhar moedas de prata desde o século V a. C., Aspendos foi muito próspera, e membra da Liga Marítima de Atenas. No entanto todas as ruínas atuais datam do seu período de dominação romana. O teatro é o melhor conservado da antiguidade.
Separado do mundo exterior, ele forma um espaço arquitetural autônomo e estruturado, e realiza a união perfeita do auditório e das contribuições do palco. Ele representa o ponto culminante da concepção romana da arquitetura teatral.
Hoje em dia, ainda é usado nos festivais.
Termesos
Única cidade que Alexandre o Grande não pode conquistar, é um dos mais belos locais antigos da Turquia. Os seus vestígios - ginásios, casas, teatros, ágoras... Encontram-se entre uma vegetação luxuriante cobrindo os flancos de uma montanha escarpada. A visita da necrópole é impressionante.
A Lycia
A península da Lycia situada sobre a costa turca é uma das mais bonitas regiões da Turquia.
Pequenas aldeias pitorescas, de antigas ruínas, ilhotas e magníficas baías, bordam o seu litoral. A visita ideal faz-se por barco. Governada por diferentes monarcas, de Alexandre o Grande ao rei Ptolomeu do Egito, a região, rica em vestígios, constitui um ponto de partida de numerosas excursões arqueológicas.
Phaselis
A cidade antiga fundada pelos colonos de Rodas no início do século VI a. C., possui uma rua pavimentada, uma porta erguida em honra de Adriano, uma cisterna, o teatro e o aqueduto. Foi um dos portos importantes da sua época. Atualmente os turistas curtem o lugar aproveitando da praia e dos monumetos antigos.
Myra
Esta foi uma das primeiras cidades da Lycia. Os seus túmulos rupestres encontram-se entre os mais interessantes vestígios da Anatólia (século IV a. C.). O teatro encontra-se muito bem conservado. Foi desde Myra que São Paulo, prisioneiro, foi embarcado para Roma. São Nicolau, patrono das crianças e Bispo de Myra, nela foi martirizado. A igreja de São Nicolau foi construída sobre o túmulo do Santo durante o reinado de Diocleciano no século IV. Esta construção bizantina foi seguida de uma basílica no século XI e foi nessa época que as ossadas do Santo foram trasladadas para Bari na Itália.