Esse país vizinho, segundo maior da América Latina, é um dos mais queridos destinos de nós brasileiros. E tem na sua capital, um elegante, divertido e grande paraíso de compras a pouca distância daqui.
Buenos Aires é uma cidade de caráter europeu, com bairros tão distintos e uma arquitetura rica, herança de sua história.
Lugar bom também, pois o clima é agradável, mesmo no inverno pois o tempo tende ao sêco, o câmbio favorável à nós, e a cidade gostosa de se caminhar como por exemplo, nos lindos e bem cuidados parques de Palermo, ou pelas extensas avenidas que cruzam o seu centro.
Os portenhos parecem ter se acostumado de vez con nos otros, muitos se atrevem com o português, assim como nós, cada vez mais seguros e compreendidos com nosso portunhol!
Outra facilidade é sem dúvida poder ingressar na Argentina apenas com sua carteira de identidade, desde que esteja dentro do prazo de validade. Simples assim.
Seus dias poderão ser intensos nessa cidade. Há muito o que fazer por aqui, e a variedade é grande: há bons museus, restaurantes, parques, galerias de arte, comércio em geral, programação noturna, etc.
Exemplos? Museu, gosto muito do de Belas Artes, que além de muito bom acervo, dá para quem ainda não conhece outros grandes museus europeus, oportunidade de admirar obras de Monet, Renoir, El Greco e tantos outros artistas desse porte.
Parques? Eu ficaria com o Parque 3 de Febrero em Palermo. É encantador, com suas flores, lagos, fontes e o Rosedal, onde se veem centenas de espécies de rosas. Tudo lindo e bem cuidado. Um primor.
Restaurantes? Tem o quase já clássico Cabaña Las Lilas, em Puerto Madero, que está sempre cheio, mas que até a espera por lugar tem seu charme. Lá se come entre tantas coisas, uma boa carne argentina.
Minha dica para as compras vai para o Buenos Aires Design. Um lugar para se ver e comprar coisas para casa e de quebra, passear por esse complexo de lojas que está situado em meio a um belo parque no bairro da Recoleta.
|
|
Fotos: Angela Güzey
E falando dos passeios, uma praça a San Martín, é um lugar emblemático. Ocupa uma grande extensão, com imensas arvores e ao seu redor, edifícios históricos de refinada arquitetura. Não deixe de ir.
E uma viagem a Buenos Aires sem uma noite dedicada ao tango, não seria perdoável. O espetáculo da casa Señor Tango é perfeito, pois a casa é linda, os dançarinos brilhantes com belos figurinos, o show vibrante e surpreendente, tudo isso depois de um jantar delicioso.
Meus elogios vão também para outro ícone da noite portenha, o Esquina Carlos Gardel. Seja qual for sua escolha, deixe-se embalar pelos memoráveis tangos, cantarole seus estribilhos mais conhecidos, brinde esse momento e leve com você ao longo de sua vida, as boas lembranças de Buenos Aires....
Emfim, um destino próximo, acesssível, e assim como seus bons vinhos, deixa um sabor, uma memória de coisa boa...de se querer mais e sempre....
ANGELA GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão - |