Há certos nomes de lugares que costumam evocar lembranças de coisas que já lemos, ou ouvimos, uma ilustração em um livro, um filme marcante...
A Turquia é um deles. País que costuma excitar os sentidos de todos os tipos de viajantes: os que a desejam conhecê-la e os que querem voltar!
E olha que existem vários tipos de viajantes. Os que procuram por paisagens, os interessados em arte e história, os aventureiros, os compradores...a Turquia preenche a expectativa de todos eles!
Hoje vou falar de Istambul, cidade cosmopolita, imponente no seu conjunto e extremamente acolhedora no seus detalhes. Claro que a ida à essa que foi capital do Império Bizantino, deve ser explorada ao máximo em tudo que ela oferece. Uma visita à Mesquita Azul (não deixe de levar um par de meias para calçar quando tiver que tirar os sapatos para entrar na mesquita e uma sacola para carregar os sapatos que tirou), a Santa Sofia, que já foi basílica e mesquita, e que atualmente é um museu, ao belíssimo Palácio de Topkapi, residência de sultões, um passeio de barco no Bósforo, tendo à direita Ásia, e à esquerda Europa... Não deixe que nada lhe passe despercebido, pois tudo que emana desse lugar, fará parte do seu acervo particular das melhores lembranças de sua vida
Se desejar muita cultura e arte, cada esquina dessa cidade vai lhe satisfazer. Mas minha dica nesse quesito, é uma visita ao Museu Arqueológico, que está próximo a Santa Sofia. É um museu dedicado às civilizações antigas, onde você poderá ver por exemplo, o sarcófago de Alexandre o Grande.
Na frente da entrada principal do museu, você verá um prédio menor que faz parte desse complexo. É uma parte que exibe lindíssimas peças de cerâmica, azulejos e outras peças esmaltadas.
|
|
Fotos: Angela Güzey
E é claro, não vai poder faltar uma passadinha nas 4.000 lojas do Gran Bazar! Separe lugar na mala, pois a tentação das compras é tão grande como tamanho desse lugar! E aqui, a minha sugestão é tomar (mais um!) chá, no Divan Café, que fica dentro, no meio desse monumental centro comercial. Uma oportunidade e tanto para apreciar o vai e vem das pessoas e sentir melhor o clima desse lugar.
Se quiser perceber todas as nuances de Istambul, vá uma noite ao elegante Hotel Ciragan, e lá nos jardins externos junto ao Bósforo, tome um drink e admire a vista deslumbrante que se descortina a sua frente. E se a noite for fresca,-e espero que você dê essa sorte!- um gentil funcionário colocará sobre seus ombros uma manta suave para lhe aquecer..... Boa Viagem!
ANGELA GÜZEY - é psicóloga por vocação, e viajante e fotógrafa por paixão -
|