INFORME FUI
Encante-se com esse destino, onde se encontra uma das mais magníficas obras da arquitetura francesa do século XVII. Patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, esse conjunto de palácio e jardins é sem dúvida uma atração que não se pode deixar de fazer tanto pela importância histórica, como pelo deslumbramento que proporciona a quem visita.
Versailles está perto de Paris, de trem em meia hora você estará lá. E você como sabe, viajar de trem pela Europa é (quase) sempre garantia de conforto e pontualidade além da facilidade com que podemos fazê-lo. Da estação até a entrada do palácio caminha-se um pouquinho, uns dez ou quinze minutos. De posse das entradas, a visita ao interior do prédio principal com aposentos luxuosos, objetos de grande valor, esculturas, tapeçarias e pinturas , culmina no salão de espelhos, uma monumental galeria espelhada e de imensos lustres de cristais. Dali, se pode sentir mais vivamente, o quanto esse cenário nos mostra a força e o poder da monarquia francesa daquela época.
Tudo o que você verá é resultado do empenho de um rei, Luis XIV, de mostrar sua importância e vigor político. E consegue! Tudo ali reflete o plano mirabolante desse monarca. É tudo superlativo! Assim como o número de visitantes também....
Os jardins são uma obra de arte, recheados de belas esculturas, fontes de água riquíssimas, extensões verdes imensas, e aí você poderá optar por pegar um trenzinho que o levará para um passeio por esse entorno por exemplo, ou caminhar até cansar e deixar a carona para o final.
Nos jardins há muito o que ver e fazer. Um bom almoço, seja em um dos restaurantes, ou um sanduíche do Paul, badalada padaria francesa.
|
Fotos: Angela Güzey
Dependendo da época do ano, há também oferta de comidas e bebidas em carrinhos espalhados pelo parque. Mas nada como comer uma boa baguete com queijo e tomar um vinho, vislumbrando tão magnífica paisagem!
|